segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Escola Integrada

Como o Tijs van den Brink (ex diretor da Casa Luzeiro) diz, "A comunidade é muito dinâmica e o trabalho é dinâmico, está sempre mudando. Você precisa estar atento à essas mudanças e mudar a forma do trabalho." Isso é a mais pura verdade. O trabalho que era feito há dez anos atrás, pode facilmente não funcionar hoje de jeito nenhum. Quem trabalha com um centro comunitário precisa estar atento à essas mudanças.
Por muitos anos a Casa Luzeiro trabalhou com grupos de crianças que poderiam ser divididos por faixas etárias, gêneros, interesses e etc. Mas nos últimos anos começamos a perceber que muitas crianças saíam do grupo logo depois de ter começado. O motivo era a "Escola Integrada", que é um programa do governo em que a escola oferece atividades para as crianças durante o dia todo.
Certa vez, o "Vai e Volta" (projeto que explicarei mais tarde) estava fazendo sua volta pela comunidade,  e encontraram a diretora de uma escola que compartilhou a necessidade de um espaço para as atividades da Escola Integrada. Eles marcaram uma visita e a diretora veio conhecer a Casa Luzeiro. Nascia aí uma parceria com a Escola Municipal Padre Guilherme Peters, que viria a trazer muitos frutos. O trabalho mudou. A Casa Luzeiro acompanhou as mudanças da comunidade!
As crianças começaram a vir uma vez por semana de manhã e a tarde. As atividades são oferecidas pelos próprios missionários da Casa Luzeiro e podem variar entre esportes na quadra e piscina, jogos didáticos, histórias com princípios cristãos que eles podem aplicar na vida deles, filmes, parquinho e muito mais! Em média a Casa Luzeiro atende 45 crianças de manhã e 45 à tarde. Essas crianças participam das atividades aqui por três meses, no final desse tempo, os obreiros fazem uma festinha de despedida com muita brincadeira e comida gostosa. Depois disso um novo grupo vem por mais três meses e assim as crianças vão se revezando para participar das atividades na Casa Luzeiro.
Alguns monitores ficaram impressionados em como os missionários da Casa Luzeiro tinham tanta autoridade sobre as crianças e a partir disso surgiu a idéia de um treinamento para os monitores sobre como lidar com crianças difíceis, oferecido pelos próprios missionários.
Outra atividade que surgiu da parceria com a Escola Integrada é a capelania. Uma vez por semana, dois missionários vão à escola para conversar com crianças que têm um comportamento mais difícil ou sérios problemas de aprendizado decorrente de problemas emocionais. Maarten e Nunes fizeram um curso de capelania há um tempo atrás e logo após esse curso já começaram o atendimento à essas crianças na escola. No começo os próprios professores indicavam os alunos para eles conversarem. Agora eles já têm a confiança dos alunos que por decisão própria os procuram pedindo ajuda. As atividades que eles fazem consistem em conversas, desenhos, brincadeiras educativas e algumas vezes jogos para apenas se divertir. Segundo Maarten, missionário da Casa Luzeiro, as crianças que eles atendem têm apresentados muitas melhoras. Tem o caso de um menino que depois que começou a ser acompanhado por eles, começou a ler - isso aos dez anos de idade! Tem outro caso de um menino que mudou tanto que foi até dispensado do acompanhamento. A mudança em seu comportamento é visível para todos.
O trabalho de capelania tem muita receptividade na escola. Eles podem retirar o aluno da sala durante a aula e recebem muito apoio dos professores. E não é apenas a escola Padre Guilherme que é aberta para esse tipo de trabalho. Segundo Maarten, tem por volta de cinco escolas que estão pedindo esse mesmo trabalho, o único problema é falta de pessoas que possam fazer isso.
Além de todos os benefícios da parceria com a Escola Integrada, o relacionamento da Casa Luzeiro com a parte de cima da comunidade melhorou muito! Não sei se todos sabem, mas uma comunidade é dividida por regiões e a Casa Luzeiro fica na "parte de baixo" da comunidade. Aqui somos muito conhecidos, mas na parte de cima da comunidade, as pessoas não nos conhecem muito bem. A escola Padre Guilherme está situada na parte de cima da comunidade e por causa disso, agora os missionários já são bem conhecidos lá e podem andar tranquilamente por aquela região. Muitas crianças os conhecem e isso facilita o relacionamento com os adultos daquela parte da comunidade. 
No ano passado a Casa Luzeiro ganhou um prêmio de parceiro da Escola Integrada, por causa do traalho realizado junto à Escola Padre Guilherme, o que nos deixou muito felizes! Podemos ver que é um trabalho que pode crescer muito. Só não cresce mais por falta de pessoas para trabalhar com isso. Se tivéssemos pessoal suficiente, poderíamos atender mais escolas durante a semana toda, nos dois períodos. Da parte das escolas temos muita procura e abertura, mas infelizmente não podemos atender a todas. Oremos para que no futuro tenhamos uma equipe bem maior para atender toda a demanda das escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário